quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

VAI UM DOCINHO AI?/ PROJETO

Saudações!
Gente, estou escrevendo esse post para falar um pouquinho da minha historia de vida. Eu, desde sempre, sou viciada em doces e açúcar. Pra mim, quanto mais doce melhor. E, quando criança, comia doces descontroladamente e escondida as vezes. E eu era extremamente sedentária, até matava as aulas de educação física. Como consequência, aos treze anos de idade,  fiz um exame de sangue, e o resultado foi que minha glicemia estava 99 mg/dl. 99 é o limite da glicemia considerada normal, controlada. Acima disso, já é sinal amarelo. Fica atento, senão sua glicemia pode aumentar mais e você pode vir a ter uma pré diabetes ou  a Diabetes de fato. O que eu quero falar, é que essa alteração na glicemia você consegue reverter. Mas uma vez que se adquire a Diabetes, você não se livra mais dela. Consegue controlá-la sim,tomando o medicamento corretamente, comendo de forma adequada e praticando exercícios físicos,  mas se curar dela não.


E foi isso que fiz, com muita dificuldade, porque eu era uma adolescente muito chata e odiava tudo que era saudável. E ama doces, lembram? Mas, aos trancos e barrancos, e as broncas de minha mãe, eu consegui normalizar minha glicemia. Até ano passado, eu conseguia controlar bem essa minha ingestão de doce e açúcar. Esse ano que eu relaxei, e passei a comer uma quantidade bem significativa. E não quero que minha glicemia volte a ficar no limite entendem? Porque ela está controlada agora. Por isso que resolvi mudar.

 Hoje eu tive uma ideia assim que acordei: parar de comer doces e açúcar. Uma ideia bem arriscada e difícil de cumprir. Mas hoje é o início da quaresma, e eu pensei: porque não? Então meus objetivos são:
  • Não adicionar açúcar em sucos, leite, chás;
  • Parar de comer qualquer tipo de doces: bolacha, chocolate, doce de leite, bolo,sorvete, etc;
Como eu disse, vai ser bem difícil, mas eu acho que vou conseguir. No lugar do açúcar usarei adoçante quando achar necessário. Para me ajudar, vou criar um diário aqui no blog, contando essa minha experiencia sem doces, e o que eu estou sentindo. Toda sexta e segunda irei postar no blog. Se vocês também quiserem participar desse "projeto", fiquem a vontade, e qualquer coisa podem me procurar. 

Então, até sexta-feira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário