segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Benefícios do açaí

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje eu vim falar sobre o açaí, que eu acho uma delicia!


O açaí  é um fruto típico e popular da região amazônica, e tem uma grande quantidade de substâncias antioxidantes. O Brasil é o principal produtor, consumidor e exportador do açaí. No Brasil, a polpa do açaí é usada para fazer sucos, mas também pode ser utilizada em geleias, tortas e licores. Diferentes partes da planta têm sido usadas como produto medicinal pelos povos nativos. Segundo a tradição, o óleo da fruta tem ação antidiarrêica e a raiz combinada  com Carica papaya, Citrus SP. e Quassia amara tem ação antimalárica . Além disso, o caroço é aproveitado como adubo orgânico ou no artesanato e o caule para obtenção do palmito. Quanta coisa que da para fazer com o açaí não é?


Palmeira do açaí

A colheita do açaí ocorre o ano todo, mas a colheita feita de agosto a dezembro possui maiores propriedades nutricionais e substâncias antioxidantes. Na hora de consumir o açaí, devemos prestar atenção na coloração da polpa. A polpa escura possui maiores substancias de compostos fenólicos e capacidade antioxidante.  Existe ainda outra variedade de açaí, que não é muito conhecida, chamado açaí branco, com coloração de sua polpa variando de cinza para amarelo, mas que apresenta menor capacidade antioxidante.
A polpa do açaí apresenta elevado valor energético por conter alto teor de lipídios, como os ácidos graxos essenciais Omega 6 e Omega 9. Além disso, é rico em carboidratos, fibras, vitaminas E, proteínas e minerais (Mn, Fe, Zn Cu, Cr). Os antioxidantes tem a capacidade de inibir ou diminuir os processos de oxidação gerada pelos radicais livres no organismo. Quando os sistemas biológicos apresentam capacidade insuficiente em neutralizar a produção excessiva de radicais livres, ocorre o estresse oxidativo, o qual pode contribuir para doenças e envelhecimento, incluindo doença cardiovascular, obesidade, catarata, resistência insulínica, doença neurodegenerativa e declínio cognitivo relacionado com a idade, assim como disfunção do sistema imune e câncer.



Principais antioxidantes do açaí: antocianinas( possui o maior efeito antioxidante e é responsável pela coloração escura), proantocianinas, flavonoides e compostos fenólicos. As antocianinas possuem diversas propriedades, como ação anticarcinogênica, anti-inflamatória, antimicrobiana e antioxidante, prevenindo a oxidação do LDL, doenças cardiovasculares e neurológicas.
A fração lipídica do açaí, composta por sua maior parte de ácidos graxos insaturados podem ter ação anti-inflamatória.
O consumo de alimentos ricos em antioxidantes pode modificar favoravelmente o metabolismo lipídico e a homeostase da glicose, reduzindo consequentemente os riscos da síndrome metabólica e as complicações do diabetes tipo 2. 
A melhor forma de se consumir o açaí é, o da região produtora em temperatura ambiente ou com um curto período de refrigeração. O que acontece é que o açaí é comercializado em regiões muito distantes da área de produção e precisa ser congelado. Quando isso acontece,seus compostos bioativos e sua qualidade nutricional cai drasticamente.  Para se ter uma idéia, a partir de 12 horas de congelamento do produto, a quantificação da capacidade oxidativa e nutricional do açaí começam a diminuir progressivamente  As antocianinas, por exemplo, são instáveis frente ao processamento, armazenamento e a agentes como luz, oxigênio, metais e pH muito baixos.
Ou seja, esse açaí que comemos normalmente, praticamente não tem muitas propriedades nutricionais, fora que possui muito açúcar. Meio complicado isso não é? Uma pena, porque olha o tanto de benefícios que perdemos :(

Mas, é isso, eu espero que vocês tenham gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário